Pouco adianta comprar mil produtos milagrosos para o tratamento dos cabelos se a lavagem for mal feita. A forma como os produtos são aplicados no cabelo, a temperatura da água e maneira de massagear influencia na saúde dos fios, e consequentemente, em sua beleza.
Veja como
lavar o cabelo do jeitinho que os profissionais fazem quando deixam as mulheres lindas nos salões de beleza e spas especializados em tratamentos dos cabelos e couro cabeludo:
1 – Escove o cabelo antes de entrar no chuveiro
Escovar o cabelo antes de molhá-lo no banho é fundamental, pois deixa os fios mais macios e suaves e evita quebras ocasionadas pelas tentativas de desembaraçá-los úmidos.
“Pentear os cabelos encharcados ou mesmo só um pouco molhados não é bom, pois eles ficam unidos pela água. Mesmo com uso de escovas com cerdas espaçadas ou pentes de madeira, fazer isso costuma deixar o cabelo arrepiado, porque quebra ele em diversos tamanhos e esgarça as pontas.”, explica a cabelereira Suely Andrade.
2 – Passe o xampu duas vezes
Aplicar o xampu duas vezes nos cabelos não é lenda do fabricante para você gastar mais produto. Na primeira vez o xampu funciona como uma espécie de primer, ou seja, ele limpa os resíduos ruins, já na segunda vez o xampu consegue fazer penetrar melhor seus princípios ativos.
3 – Use água morna no começo
A lavagem do cabelo deve ser iniciada com água morna para abrir a cutícula do fio e permitir que o xampu entre, limpe e deixe seus nutrientes.
4 – Esprema o cabelo antes de passar o condicionador
O cabelo excessivamente molhado faz o condicionador passar suavemente pelos cabelos e não penetrar entre os fios, o que significa que, além de não fazê-lo funcionar tão bem, haverá desperdício de produto.
5 – Não use condicionador no couro cabeludo
O couro cabeludo já produz uma grande quantidade de óleo natural e passar condicionador nesta região causará problemas como proliferação de fungos, lesões avermelhadas, coceira e descamação de camadas de crosta aderidas à cabeça.
Estes problemas além de serem desagradáveis por si só, também prejudicam os cabelos, pois os nutrientes terão dificuldades em chegar aos fios, que ficarão mais frágeis e suscetíveis à quebra e queda. Portanto, o condicionador só deve ser aplicado no meio e nas pontas dos cabelos e uma quantidade igual ao tamanho de uma moeda de um real.
6 – Deixe o condicionador agir
Após a aplicação do condicionador é importante deixá-lo nos cabelos por pelo menos dois minutos para permitir que este dê maior definição aos cabelos, principalmente os cacheados.
7 – Enxague o cabelo com água fria
Quando for enxaguar os cabelos após aplicar o condicionador use a água fria, pois assim como a água morna abre a cutícula, a água fria fecha, ou seja, os benefícios de hidratação do condicionador ficarão travados no cabelo, deixando-os sedosos e cheios de brilho.
Além disso, é fundamental refrescar o couro cabeludo com água fria, para que a mudança de temperatura estimule a circulação sanguínea, e consequentemente, facilite a transmissão de nutrientes para os fios, e também para que o frio evite a produção excessiva de oleosidade que faz mal ao couro cabeludo, deixando os cabelos feios e danificados.